A virtude de São Bento sobre a tentação da carne.

Diante de um mundo secularizado e extremamente sexualizado, São Bento nos ensina a lidar com as tentações da carne, pois como diz São Domingos Sávio: “Antes morrer do que pecar”, por isso é necessário sermos violentos contra as tentações do demônio. Nós católicos devemos ser castos, buscarmos a santidade em nossos olhares e atos.


Certa vez, através de uma mulher que conhecera São Bento, o espirito maligno lhe fazia por ocasião voltar aos olhos do espírito no deserto aonde estava em oração, recordou-se então de sua formosura e seu coração encheu-se de paixão, pensou em deixar a oração e abandonar o deserto, vencido pela tentação. Assim como nós, pois somos tentados por diversas ocasiões, seja durante a oração ou mesmo em nosso dia a dia.


Porém, através da graça de Deus, São Bento por um momento desviou o olhar e percebeu que de repente ao seu lado cresciam longas moitas de urtigas e espinhos, sem pensar duas vezes, despiu-se e atirou-se sobre os espinhos dolorosos, ao sair estava ferido por todo o corpo. Desta forma, pelas feridas da carne e ardendo por fora em seu corpo, apagou o que havia brotado em seu coração.


Após este fato, São Bento dizia que jamais sentiu uma tentação semelhante, pois violentamente tratou aquela que queria o desviar. Que Deus possa infundir em nossa alma a Sua graça para que da mesma forma que São Bento livrou-se dos prazeres mundanos, possamos nós também nos livrarmos e sermos guiados sempre à vontade do Pai.

Referências:

  1. Vida de São Bento – São Gregório Magno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *